Terça-feira, 31 de Julho de 2007

As Mulheres e a Tecnologia

"As Mulheres e a Tecnologia"
Tema do Mês do Planet Geek.

Quando comecei a pensar por onde iniciar a redacção deste artigo, várias questões se levantaram: Terão as mulheres menos aptidões para mexer com máquinas do que os homens? Terão as mulheres mais aptidões para exercer uma profissão onde se interage com pessoas do que os homens? Serão as mulheres menos inteligentes ou menos capazes do que os homens? A resposta é não! Outra pergunta surge no segundo seguinte. Então porque é que o tema do mês é "As Mulheres e a Tecnologia" e não "Os Homens e a Tecnologia"?

A resposta está na sociedade e na forma como as pessoas são educadas. Quando nascemos as aptidões intelectuais são exactamente iguais independentemente do sexo. No entanto, somos educados criando logo um estereótipo de que as meninas brincam com bonecas e os meninos com carros. Logo aqui, à partida, estamos a limitar a aptidão da criança. Desde o início que a menina é induzida no sentido de brincar com bonecas, logo no futuro, de uma forma generalizada, as mulheres irão cuidar dos filhos, manter a casa e consequentemente, terão um emprego muito próximo das pessoas, das relações humanas. Por outro lado, o menino que sempre brincou com carros, futuramente e mais uma vez generalizando, tratará de tudo o que tenha algo de mecânico ou electrónico: carros, máquinas, computadores, etc..

Ainda bem há pouco tempo, li na mailing list do próprio Planet Geek e a propósito deste tema, que os homens conduzem melhor que as mulheres e que isso está provado cientificamente. Pois está. E a razão é a mesma, é uma razão sociológica e nada tem a ver com as capacidades de cada um. Tal como deve estar provado cientificamente que as mulheres lavam melhor os pratos que os homens.

Julgo que a resposta está mais que dada. Esta é a razão. Daqui advêm todos os outros factores que fazem com que as mulheres, de uma forma geral, mais uma vez, tenham uma aversão à tecnologia.

Numa mesma linha, terão os cidadão asiáticos, tipicamente conhecidos como chinocas ou japunas, mais capacidade para inventar? Para criar engenhocas? Engenhocas essas que nós, ocidentais, dizemos que não lembram nem ao diabo! Obviamente e mais uma vez, a resposta é não! Eles nascem já no meio de toda aquela industria electrónica, trabalham de noite e de dia, não há reformas para ninguém, não há subsídios para este ou para aquele. Toda a gente tem que trabalhar e mais nada! Ora, no meio disto tudo... 24 horas por dia é pouco. Como tal, há que inventar qualquer coisa para poupar tempo ou para automatizar determinada tarefa. O povo costuma dizer, "Já lhe vem nos genes!" ou "Corre-lhe no sangue!". Mentira. Mas é quase verdade. Porque essa cultura é passada às pessoas desde sempre. Em termos práticos, realmente, é como se já nascesse com ela.

Voltando ao tema...

No entanto, e como em tudo na vida, existem excepções. Excepções essas que por serem isso mesmo, excepções, marcam a diferença (Aí está... toca a puxar a brasa à minha sardinha!). Cabe-nos a nós, mulheres Geeks deste mundo, tentar mudar esta forma de pensar que está inconscientemente ligada à educação de todas as crianças! Chega de inibir as verdadeiras capacidades de cada um! Deixem os homens cozinhar, lavar pratos, tratar da casa e dos filhos! E deixem as mulheres programar à bruta, falar de futebol e de desporto em geral, conduzir, ler o jornal e beber umas cervejolas!

No fundo, se não existisse esta ideia inconsciente e pré-concebida das aptidões de cada sexo, este tema do mês jamais faria sentido...
publicado por Gifty às 23:39
link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De Bruno a 31 de Julho de 2007 às 23:52
"A resposta está na sociedade e na forma como as pessoas são educadas. Quando nascemos as aptidões intelectuais são exactamente iguais independentemente do sexo."
"Ainda bem há pouco tempo, li na mailing list do próprio Planet Geek e a propósito deste tema, que os homens conduzem melhor que as mulheres e que isso está provado cientificamente."

Estes dois pontos estão errados. As diferenças entre os homens e as mulheres não são nos cromossomas xx ou xy, embora seja essa diferença de cromossomas que torna os cérebros masculino e feminino diferentes e os homens melhores condutores, por causa da visão.
Gostava de aprofundar mais, mas a ciência e a genética não são áreas que domino.
De Gifty a 1 de Agosto de 2007 às 00:08
O que eu queria referir nessa frase é que, em termos de aptidões intelectuais, quando nascemos não é nos cromossomas sexuais que estão definidas essas aptidões, ou seja, de uma forma geral todos nascemos com as mesmas aptidões independentemente do sexo.
De Bruno a 1 de Agosto de 2007 às 00:14
+/-
Adorava elucidar-te sobre este assunto, mas a ciência não é a minha área, é apenas um interesse que tenho, entre tantos outros.
De Renata Andrade a 27 de Fevereiro de 2009 às 14:17
Criei um blog ha uma semana e estive procurando assuntos relacionados mas não encontrei muita coisa.

Gostei muito da sua publicação e concordo plenamente com a afirmação.

Eu acredito que, se você fizer algo uma única vez, não sairá tão bom. Se você fizer mais umas dez vezes, sairá melhor. Se fizer sempre, você chegará perto da perfeição.

Todos somo iguais, temos a mesma capacidade, o sexo não difere em nada. O que falta é a divulgação dessa idéia, as mulheres estão tímidas demais.

Precisamos encontrar uma maneira delas perceberem que são capazes sim !! O meu blog é uma tentativa.

Se quiser pode visitar:

http://renatandrade10.blogspot.com/

Até a próxima,

Renata Andrade


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.posts recentes

. Yammer: O Twitter para as...

. O mundo muda a uma veloci...

. Alanis vs Per7ume

. Onde pára o dinheiro públ...

. Música: Top15

. A minha tese no Wordle

. Book Meme

. StartUp Manager

. Heróis do mar ameaçados.....

. A minha última compra...

.arquivos

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.Blog Pessoal de Sofia Floes